sexta-feira, 20 de abril de 2012

A BONDADE CONTAGIA



ERNEST GORDON GEME NA CASA DA MORTE DE CHUNGKAI,EM BURMA.ELE OUVE OS LAMENTOS DOS MORIBUNDOS E SENTE O FEDOR DOS MORTOS.O CALOR IMPLACÁVEL DA SELVA TOSTA A SUA PELE E FAZ RESSECAR A SUA GARGANTA.SE ELE TIVESSE FORÇAS,PODERIA ENVOLVER A SUA COXA MAGRA COM UMA DAWS MÃOS.MAIS ELE NÃO TINHA ENERGIA NEM VONTADE.A DIFTERIA HAVIA DRENADO A AMBAS.

NÃO CONSEGUE ANDAR.´NÃO CONSEGUE SEGUER SENTIR O SEU CORPO.DIVIDE UMA CABANA COM MOSQUITOS E PERCEVEJOS,E ESPERA PELA MORTE SOLITÁRIA EM UM CAMPO DE PRISIONEIROS JAPONÊS.

COMO A GUERRA FOI DURA COM ELE...GORDON ENTRARA NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL QUANDO AINDA ESTAVA NA FAIXA DOS VINTE ANOS E ERA UM SOLDADO ROBUSSTO DA AGYLE E SUTHERLAND BRIGADE,DA ESCÓCIA.NO ENTANTO,FOI CAPTURADO PELOS JAPONESES .AI VIERAM O TRABALHO FORÇADO NA SELVA,AS SURRAS DIÁRIAS E A FOME CADA VEZ MAIOR.A ESCÓCIA PARECIA DISTANTE PARA SEMPRE,A CIVILIZAÇÃO,MAIS AINDA.

OS SOLDADOS ALIADOS SE COMPORTAVAM COMO BARBAROS,ROUBANDO UNS DOS OUTROS;,TIRANDO COISAS DOS COLEGAS MORIBUNDOS,BRIGANDO POR MIGALHAS.QUEM DISTRIBUIA AS RAÇÕES ENGANAVA OS DEMAIS PARA MANTER PARA SI UMA QUANTIDADE EXTRA.A LEI DA SELVA SE TORNAVA A LEI DO CAMPO DOS PRISIONEIROS.

GORDON ESTÁ FELIZ POR PODER DAR ADEUS ÁQUELE SOFRIMENTO.A MORTE POR DOENÇA SUPERA A VIDA EM CHUNGKAI.MAIS É ENTÃO QUE ALGO MARAVILHOSO ACONTECE.DOIS NOVOS PRISIONEIROS,NOS QUAIS AINDA HÁ UM POUCO DE ESPERANÇA,SÃO TRANSFERIDOS PARA O CAMPO.EMBORA TAMBÉM ESTEJAM DOENTES E FRÁGEIS.ELES AGEM DE UM MODO DIFERENTE.ELES CMPARTILHAM A POUCA COMIDA QUE TÊM E SE OFERECEM COMO VOLUNTÁRIOS PARA O TRABALHO EXTRA.LIMPAM AS FERIDAS INFLAMADAS DE GORDON E MASSAGEIAM SUAS PERNAS ATROFIADAS.DÃO NELE O PRIMEIRO BANHO NAS ÚLTIMAS SEIS SEMANAS.A FORÇA DE GORDON VOLTA AOS POUCOS,E JUNTO COM ELA A SUA DIGNIDADE.

A BONDADE É CONTAGIOSA,E GORDON ADERE A CAUSA.ELE COMEÇA A CUIDAR DOS DOENTES E A COMPARTILHAR SUAS RAÇÕES.ELE ATÉ ABRE MÃO DOS POUCOS PERTENCES QUE LHE SOBRARAM.OUTROS SOLDADOS FAZEM O MESMO.COM O TEMPO A ATMOSFERA DO CAMPO SE TORNA MENOS TENSA E MAIS ILUMINADA.O SACRIFÍCIO SUBSTITUÍ O EGOÍSMO..OS SOLDADOS PROMOVEM CULTOS DE ADORAÇÃO E ESTUDOS BÍBLICOS.

VINTE ANOS DEPOIS ,CAPELÃO DA UNIVERSIDADE DE PRINCETON,GORDON DESCREVE A TRANSFORMAÇÃO DAQUELE LUGAR  .
:
fonte:

GENTE COMO A GENTE.MAX LUCADO PAG 90,91

NÃO PRECISAMOS IR A UM CAMPO DE PRISIONEIROS PARA VIVER ISSO ,NO NOSSO DIA A DIA O EGOISMO ,ÓDIO E ORGULHO FAZEM PARTE.EM TUDO USAMOS A PALAVRO MEU,MINHA.EU...NOS ESQUECENDO DO NOSSO ,SEU,NOSSOS...

PODEMOS FAZER A DIFERENÇA AINDA NOS DIAS DE HOJE COMO ESSES DOIS SOLDADOS QUE MESMOS DOENTES TRANSFORMARAM UM ACAMPAMENTO CONDENADO A MORTE.NÃO PRECISAMOS DE MUITO,APENAS FÉ E BOA VONTADE E MÃOS NA MASSA PODEM MUDAR UMA VIDA,UM ACAMPAMENTO ,UMA CIDADE ,UMA NAÇÃO.A BONDADE COMO A MALDADE CONTAGIAM,DEPENDE DE NÓS ESCOLHERMOS AQUILO QUE QUEREMOS QUE CONTAMINE OS NOSSOS VIZINHOS.

NÃO SE DEIXAM VENCER PELO MAL ,MAIS VENÇA O MAL COM O BEM (ROMANOS 




12:21 )

Nenhum comentário: